quarta-feira, 4 de julho de 2012

Chega de Bagunça - Organize-se!

Tenho certeza que todo mundo tem uma gaveta, armário ou mesmo cômodos inteiros entulhados de bagunça – que no sistema Fly chamamos carinhosamente de trabalhos (clutter). 15 minutos, esse é o tempo que a gente precisa dedicar – diariamente, se possível – pra se livrar dessa bagunça, sem stress, porque a casa não ficou essa desordem da noite pro dia e você não vai organizar tudo do dia pra noite (aqui entra outro ensinamento Fly, os passinhos de bebê, mas falo deles em outro post).



Porque 15 minutos?
 Podemos fazer qualquer coisa em 15 minutos, só precisamos ‘começar’. Ideal que quando fôr se dedicar a limpeza detalhada de cada zona, o declutter já esteja pronto e depois disso, a gente só precisa se organizar pra manter as áreas livres de tralhas.

Como fazer?
 Ir aos poucos, uma área de cada vez, um cômodo por dia – baby stepssempre! Dia após dia vamos vamos nos livras das tralhas que impedem que o ar circule pela nossa casa e consequentemente atravancam nossa vida.

Como começar?
 No geral, acho melhor não seguir um roteiro pra fazer isso, simplesmente penso se uso ou não tal objeto. Faço o mesmo com revistas, jornais, cartas e malas diretas e tenho a regra de “doar” tudo que não foi usado nos ultimos 6 meses.

 •Jornais, revistas, cartas, etc…jogamos fora (doamos pra reciclagem quando possivel) quando acabamos de ler, não faz sentido guardar jornal velho certo? Me livrei da minha cesta de revistas assim que entrei no sistema Fly…

 •Contas (água/luz/telefone) ficam guardadas numa pasta sanfonada devidamente etiquetada, depois de pagas;

 •Documentos, originais e papéis importantes, relaxam em pastas (uma pra mim, outra pro marido) fica muito mais fácil de achar naqueles momentos urgentes;

 •Roupas, sapatos e cia…o que não foi usado em 6 meses, se estiver em bom estado, vai pra doação. O mesmo vale pra cozinha, não faz sentido ter se você não usa.

O que você vai precisar:
 •Sacos plasticos (de lixo) que deve ser colocado dentro da caixa para “jogar fora”
 •Caixas de papelão com etiquetas: “doar”, “jogar fora”, “guardar no devido lugar”
 •Pano para tirar o pó e produtos de limpeza (quando necessário)




Defina e respeite o tempo que vai se dedicar ao declutter:

A idéia aqui é evitar ficar obcecada. Por isso defina um tempo (10, 15, 30, 60 minutos) pra se dedicar a essa tarefa e respeite-o. Não despenque todas as gavetas da cômoda, nem da estante, se você definiu que vai gastar 15 minutos nessa missão. Lembre-se sempre que “A casa não ficou suja num dia e não vai ficar limpa num dia.”

Comece pelo começo:

Comece limpando e tirando as coisas que não pertencem ao cômodo. Coloque o lixo no saco plástico da caixa “Jogar Fora”, donativos na caixa “Doar” e coisas que deverão ser guardadas em seu devido lugar na caixa “Guardar”. Não preocupe-se se ainda houver coisas das quais ainda não tem um local definido ou não tem espaço para tudo, ao terminar você vai saber onde guardar os objetos.

Em quê fazer o DECLUTTER?

Pergunte a si mesma ao colocar as mãos em alguma coisa:
 •Será que gosto deste item?
 •Eu usei isso alguma vez no ano que passou?
 •Será que isso não é lixo?
 •Eu tenho outro melhor?
 •Será que eu devo realmente guardar dois disso?
 •Isto tem valor sentimental e por isso eu gosto?
 •Ou isto me faz sentir culpada ou me deixa triste quando eu vejo?



Livre o cômodo de tudo que não faz você sorrir.

Jogue o lixo fora:

Quando terminar ou se o saco tiver cheio antes de acabar, jogue-o fora e coloque outro no lugar imediatamente.

O que fazer com a caixa “Doar”:

Quando a caixa “Doar” estiver cheia, feche-a com fita adesiva e coloque-a num lugar próximo a saída. Na próxima vez que você sair deixe a caixa em algum lugar que aceite donativos: supermercados, metrô, centro específicos de doação. Existem casas assistênciais que vem buscar, facilitando a vida da gente. Mas é importante se livrar dessa caixa o mais rápido possível, assim você evita de ir lá resgatar algum item. Afinal, você está tentando se livrar das coisas, e não procurando outro lugar para guardar.

Caixa “guardar”:

Quando a caixa estiver cheia, saia distribuindo cada objeto em seu devido lugar (ou onde deveria ser). Vai ver que quando terminar, vai ter um lugar pra cada coisa e cada coisa estará em seu devido lugar.

Acabou o tempo e aí?

Quando o tempo programado acabar, você tem que parar também (lembre-se de respeitar horários, você tem outras coisas pra fazer), apenas esvazie o que já tem nas caixas e pronto. Faça o mais depressa que puder.

Fonte: Blog chega de bagunça e Livro Donna Smallin

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