quarta-feira, 13 de junho de 2012

EPI - Equipamento de Proteção Individual

O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.


O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

Conforme dispõe a Norma Regulamentadora 6, o empregador é obrigada a fornecer o empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Os tipos de EPI´s utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger, tais como:
Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
Proteção respiratória: máscaras e filtro;
Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
Proteção de mãos: luvas;
Proteção de pernas e pés: sapatos e botas;

Dentre as atribuições exigidas pela NR-6, cabe ao empregador as seguintes obrigações:
adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
exigir seu uso;
fornecer ao trabalhador somente o equipamento aprovado pelo órgão, nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
orientar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado;
responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e

Os Equipamentos de Proteção Individual além de essenciais à proteção do trabalhador, visando a manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho, podem também proporcionar a redução de custos ao empregador.

Um dos locais onde se tem o maior numero de registro de acidentes são em nossas casas, com acidentes domésticos.

Os riscos em nossos lares são diversos conforme podemos comprovar com a relação abaixo, e o que podemos usar para tentar evita-los;

Limpeza de lustres, janelas e armários. Escada adequada para a utilização, observando seu estado de conservação e respeitando o seu limite máximo de peso conforme instrução da escada.


Lavagem de quintal, banheiros, cozinhas e azulejos. Uso de botas de borrachas para evitar quedas e uso de luvas para o manuseio de produtos químicos. Também é indicado uso de avental de pvc para evitar que as roupas fiquem molhadas. Também indicado nesses casos o uso de mascara respiratória e óculos de proteção para o manuseio de produtos químicos.


Texto: Claudia Nogueira

Um comentário:

  1. Conheça a Zanel - Equipamentos de Proteção Individual
    https://pt-br.facebook.com/Zanelluvas
    https://www.zanel.com.br

    ResponderExcluir